O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – órgão colegiado de direção superior da instituição estadual – elegeu, no dia 16 de novembro, seu novo presidente e reelegeu toda a diretoria executiva para o período 2023/2026.
O novo presidente do CDE é o empresário José Cid Sousa Alves do Nascimento, atual 1º vice-presidente do Sistema Fecomércio/CE. Permanecem na diretoria executiva, Joaquim Cartaxo, diretor superintendente; Alci Porto, diretor técnico; e Airton Gonçalves Júnior, diretor de administração e finanças.
Ao anunciar o resultado da votação, o atual presidente do CDE e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, elogiou a parceria respeitosa e produtiva da gestão atual, que continua com a reeleição de todos os membros da diretoria executiva.
José Cid Sousa Alves do Nascimento é empresário e administrador da empresa comercial de sua família, Casa Alves. Também é presidente do Sindilojas Fortaleza e do Sindimac, sindicato que representa as empresas do comércio varejista de material de construção.
Cid Alves é, também, membro titular do Conselho da Confederação Nacional do Comércio, membro titular do Conselho Nacional do Serviço Social do Comércio – SESC, membro do Conselho Regional do SESC/CE, membro da Câmara Brasileira de Materiais de Construção, membro da Câmara Setorial do Comércio e Serviços do Ceará, Vice-Presidente da FACIC – Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará e membro do Conselho Deliberativo da ACOMAC/CE – Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará, onde foi presidente por três gestões.
Para Cid Alves, assumir a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE é uma honra. “Nós somos do Comércio, setor que possui o maior número de CNPJ´s do Estado e, claro, são empresas que precisam de atenção. À frente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, o nosso desafio é mantermos o bom atendimento a todas as pequenas e microempresas cearenses, nos comprometendo, assim, a manter a mesma linha de atuação do atual presidente, Ricardo Cavalcante”, enfatiza.
A diretoria executiva do Sebrae/CE foi reeleita por unanimidade para o período de 2023 a 2026. Joaquim Cartaxo, que segue como diretor superintendente, é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo (USP), desde 2020 coordena o projeto Cadeia de Valor da Economia Criativa do Nordeste, desenvolvido pelas nove unidades estaduais da região.
Segundo Cartaxo, a reeleição por unanimidade aumenta o desafio e a responsabilidade da Diretoria Executiva do Sebrae em aprofundar as ações exitosas e, ao mesmo tempo, incorporar inovações que venham contribuir para o fortalecimento dos pequenos negócios no Estado.
O economista e funcionário de carreira do Sebrae, Alci Porto, continua diretor técnico da instituição. Ele é graduado pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em “Formação de Consultores” pela Universidade de São Paulo (USP) e em “Políticas Públicas para as Micro e Pequenas empresas”, pela Unicamp, com passagens pelas universidades Unip, Milão e Valência e especialização em empreendedorismo e gestão, além de ser Doutor Honoris Causa pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ).
Para Alci Porto, toda a sua vida no Sebrae/CE, onde entrou como estagiário, tem sido pautada pelo aprendizado. “Aprender a aprender, aprender a conviver e aprender a agir, “resumiu.
Airton Gonçalves Júnior, que segue à frente da diretoria de Administração e Finanças do Sebrae/CE, é formado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará e funcionário de carreira da instituição. Tem especializações em Consultoria Empresarial, Engenharia de Produção e em Desenvolvimento de Lideranças.
No ato da sua indicação, Júnior ressaltou a importância da parceria interna na diretoria executiva e o desafio permanente de manter o patamar de atendimento do Sebrae/CE, a fim de continuar respondendo aos anseios dos pequenos negócios do Estado. “Somos uma instituição técnica, buscamos o melhor para as micro e pequenas empresas cearenses”.