Os três pilares motivaram os pequenos empresários da capital e do interior, que bateram recorde em participação na retomada do Selo de Qualidade do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – Sebrae/CE. Este ano, o programa passou por mudanças e o selo ganhou nova denominação: Selo Sebrae de Qualidade Empresarial.
Com recorde de empresas inscritas, 324, o programa registra como mudança mais significativa a inclusão de mais dois segmentos empresariais. Anteriormente o programa atendia às empresas de hospedagem, alimentação fora do lar e eventos, mas, a partir da edição 2022, foram incluídas empresas de pequenos negócios dos segmentos de Saúde e Bem-Estar (salões de beleza, academias de musculação e ginástica) e Reparação Automotiva (manutenção de veículos e oficinas de automóveis).
As empresas que conquistaram a classificação – 187 – foram conhecidas no dia 22 de novembro, em bonita festa no La Maison, em Fortaleza. Foi um encontro de gente feliz e gratificada com a conquista do selo. Cerca de 500 empreendedores e convidados de Fortaleza e vários municípios prestigiaram o evento, que ocorreu em ambiente alegre, festivo e prestigiado pela diretoria do Sebrae/CE.
O vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, João Porto Guimarães, abriu a solenidade saudando o Comitê Gestor, responsável pela escolha das empresas agraciadas, que passam a ter uma cultura de qualidade em seus ambientes.
A participação seguinte foi do diretor técnico do Sebrae, Alci Porto, que falou das mudanças ocorridas no selo, que ganhou mais abrangência com a entrada de novos segmentos. Segundo ele, as empresas estão sendo preparadas para competitividade e terão referência de qualidade com a criação de um site e de uma campanha de marketing que apresentarão todas as empresas com o Selo Sebrae. Confira: www.selosebrae.com.br. O site está no ar e tem divulgação nacional para gerar negócios.
O superintendente Joaquim Cartaxo falou em seguida, saudando o público presente e as empresas agraciadas com o selo. Cartaxo definiu que o selo é o resultado de uma parceria do Sebrae com as empresas, mas quem ganha é o consumidor. Para os interessados em participar, ele informa que existe atendimento em 11 escritórios regionais do Sebrae no interior, para descentralizar as ações.
O secretário municipal de Turismo, Alexandre Pereira, sugeriu o selo na área pública e disse que ele seria o primeiro a conquistá-lo. Alexandre falou da importância da infraestrutura para o turismo e destacou vários pontos da cidade que passaram por mudanças significativas. O secretário fez uma previsão otimista de chegada de 600 mil turistas no final do ano, falou da festa de Réveillon e da busca para tornar Fortaleza o destino mais procurado pelos turistas.
A festa teve outras participações, mas o que contou como positivo foi o entusiasmo dos agraciados, que conseguiram atingir o critério de pontuação necessária e atender aos requisitos estabelecidos pelo programa, com a conquista do selo em três categorias: Diamante (90 a 100 pontos), Ouro (65 a 89 pontos) e Prata (64 pontos). A inovação foi uma boa estratégia, pois todos sonham em ser Diamante. O salão da festa foi preparado com painéis para fotos nas três categorias. Emoção e vaidade dominaram o ambiente.
O programa do selo foi criado em 1996, como resultado de uma ação conjunta do Sebrae/CE e do trade turístico do Estado. O novo Selo Sebrae de Qualidade Empresarial tem como objetivo avaliar o nível de maturidade do sistema de gestão das empresas participantes e contribuir para a melhoria do desempenho dos processos, da qualidade no atendimento aos clientes e de padrões de segurança e sustentabilidade nas empresas.
PARTICIPANTES
O programa contou este ano com a participação de 324 empresas, sendo a maioria delas dos segmentos de alimentação fora do lar (42,28%) e de hospedagem (32,41%). Entre as regiões, a Metropolitana de Fortaleza foi a que apresentou o maior número de inscritos (85). Em seguida, aparecem as regiões Centro Sul (43), Itapipoca (41), Norte (40), Ibiapaba (23), litoral leste (20), Baturité (19), Cariri (19), Crateús (13), Sertão Central (12) Jaguaribe (9). A ideia do Sebrae é que, em 2023, seja contemplado um número ainda maior de micro e pequenas empresas no Ceará. Para esta conquista, o foco é: bom para o empresário, bom para o mercado e bom para você”.
Icaraí de Amontada recebeu 12 certificações
Um recorde de conquista do Selo Sebrae ocorreu no Icaraí de Amontada, que teve 30 empresas inscritas e 12 agraciadas. “Foi a praia mais premiada”, diz o secretário de Turismo e Desenvolvimento de Amontada, Roberto Cariri. Roberto conquistou o interesse das empresas nesta participação, acompanhou a entrega do selo e ficou mais feliz do que os agraciados. As empresas acreditaram e apostaram no Programa Cidade Empreendedora, que move as ações da Prefeitura de Amontada.
O entusiasmo de Roberto Cariri foi determinante para a entrevista. Como natural de Amontada, tenho interesse no seu desenvolvimento. Roberto assumiu a secretaria no início deste ano, na gestão do prefeito Flávio Filho, e logo descobriu que a cereja do bolo é o Icaraí de Amontada. A praia está sendo procurada pelos turistas e investidores e tem potencial para um futuro promissor.
O secretário está começando pela busca de união e mobilização dos pequenos empresários para a qualificação dos serviços. Ele considera que esta parte é o primeiro passo para a satisfação dos visitantes. Seu orçamento para este ano foi de R $4 milhões. As obras em execução incluem saneamento básico e atualização do plano diretor com orientação do código de postura para desobstruir calçadas, retirar cavaletes e resíduos sólidos, controlar volume de som e outras ações para o bem-estar dos moradores e dos visitantes. A mais nova conquista de Icaraí de Amontada é a instalação de um Batalhão de Policiamento, que será inaugurado no dia 20 de dezembro próximo. No próximo ano, Icaraí de Amontada vai ganhar uma unidade do hotel de luxo Carmel.