17 de novembro de 2025
Aracati-CE
EmpreenderTur Sebrae

Marinez Gomes: A Mão que Tece o Mundo a Partir do Aracati

Artesã, estilista e empreendedora cearense mostra que o fazer à mão tem valor, significado e não pode acabar. Conheça a trajetória de quem veste o mundo com a identidade e a cultura do Ceará.
Aracati, Ceará. Terra de ventos fortes que moldam as falésias, de luzes que inspiramartistas e, também, berço de uma força criativa que tece, borda e modela sonhos com as próprias mãos. Essa força tem nome e endereço: Marinez da Silva Gomes, 42 anos, artesã, estilista, designer e uma das vozes mais passionais do empreendedorismo autoral da região.
Há quase duas décadas, desde 2004, Marinez transformou seu dom em negócio. Graduada e com olhar apurado, ela desenvolve peças exclusivas que conquistam tanto o turista em busca de um pedaço autêntico do Ceará quanto o morador local que valoriza uma identidade fashion única. Seu trabalho é um diálogo constante entre a tradição e a contemporaneidade.
A jornada, como a de todo grande empreendedor, não foi isenta de desafios. Marinez é franca ao apontar as pedras no caminho: o preço alto da matéria-prima, a constante batalha por capital de giro e a busca por mão de obra qualificada que compartilhe do mesmo amor pelo detalhe. São obstáculos que não a pararam, mas que reforçam a necessidade de apoio para negócios criativos como o seu.
E foi nesse cenário que o Sebrae entrou como um farol. “O Sebrae tem seu papel sim”, afirma com convicção. “Foi com a ajuda deles, por meio de cursos, que eu aprimorei meu conhecimento e entendi que o que eu faço não é de qualquer jeito, mas sim um projeto empreendedor de sucesso.” O apoio foi crucial para que ela transcendesse o papel de artesã e se visse como uma empresária da moda, agregando valor às suas peças e inovando constantemente em suas coleções.
Quando questionada sobre suas maiores conquistas, a resposta vem carregada de uma simplicidade que apenas os verdadeiramente realizados possuem: “Ter o meu espaço e conseguir transitar em vários ambientes”. Mas a escala do seu reconhecimento vai muito além. A sua realização, ela diz, é “ver o resultado do meu trabalho ser reconhecido não só no Brasil, como em outros países.” Cada peça que cruza fronteiras leva consigo um pedaço do Aracati e a alma de seu trabalho.
Atualmente, seu coração e talento estão dedicados a um projeto ousado: um desfile de moda autoral com peças 100% desenvolvidas em sua cidade. Mais do que um evento, é um manifesto. “É mostrar que o fazer à mão tem valor, significado e, portanto, não pode acabar”, declara. É a materialização da sua crença de que a moda pode ser feita com consciência, localidade e muita, muita arte.
Para Marinez, empreendedorismo vai além da renda. “É a capacidade que se tem de entender que o que faz é um negócio lucrativo”, define. É a junção perfeita entre paixão e planejamento, entre criar e calcular.
Ela finaliza nossa conversa compartilhando a visão de mundo que a move, uma filosofia que é um verdadeiro legado para outros empreendedores: “Eu sou quem quero ser, porque me dedico em tudo que faço.”
Uma frase simples, mas poderosa. Uma verdade que é tecida em cada ponto, cortada em cada molde e costurada em cada peça que sai de suas mãos e
conquista o mundo.


Siga e Apoie o Trabalho da Marinez:
● Instagram: @marinezartfile
● Localização: Aracati, Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *