17 de novembro de 2025
Aracati-CE
Sebrae

Artesanato produzido com a fibra do croá é a sétima IG conquistada pelo Sebrae/CE

O distrito de Pindoguaba, em Tianguá, na região da Ibiapaba, vive um momento de consagração ao conquistar o reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O artesanato produzido a partir da fibra vegetal do croá, planta típica das áreas de Caatinga, recebeu certificação de Indicação Geográfica (IG). O registro do croá é o reconhecimento de um trabalho de resgate cultural desenvolvido pelo Sebrae/CE em parceria com a Secretaria de Cultura do município de Tianguá e a Associação Flor do Croá.

O reconhecimento legitima o compromisso do Sebrae com o fortalecimento da economia local, com a valorização da cultura e com o desenvolvimento sustentável. O croá agora se junta a um seleto grupo de sete Indicações Geográficas cearenses conquistadas com o incentivo do Sebrae/CE. Entre elas, a Cachaça de Viçosa, o Mel de Aroeira dos Inhamuns, o Algodão dos Inhamuns, a Cerâmica da Alegria do Ipu, a Renda de Filé de Trairi e a Renda de Bilro de Aquiraz.

No caso do croá, o registro garante que o artesanato produzido em Pindoguaba abra novas oportunidades de mercado, projete o nome da cidade de Tianguá no cenário nacional e internacional, fortaleça o turismo cultural e estimule a continuidade do trabalho das artesãs, agora reconhecidas como guardiãs de um patrimônio imaterial e produtivo do Brasil. A IG também garante maior visibilidade à biodiversidade da Caatinga e à economia criativa cearense.

Acesse @sebraece e conheça as Indicações Geográficas conquistadas pelo Sebrae/CE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *