13 de janeiro de 2025
Aracati-CE
Costa Leste Tunay

Fortaleza aposta no mercado pet friendly

Capital cearense é pioneira em iniciativas amigáveis a pessoas com animais de estimação; mais de 100 empresas já contam com selo

Tutor do Pistache, um legítimo caramelus brasiliensis, como a internet denomina o famoso vira-lata caramelo, o paulistano Célio Faria é um dos muitos turistas que saíram da capital cearense com uma boa impressão do projeto Fortaleza Pet Friendly. Junto com seu companheiro de quatro patas, o tradutor viveu o que a “terra do sol” tem de melhor, com muitos mimos para o seu pet.

“É muito mais do que a permissão ou não para entrar em hotel, loja ou restaurante, mas uma iniciativa que dá segurança de que você e o seu pet está seguro, bem acomodado e sendo bem tratado. É muito bacana poder levar o meu cachorro para viver experiências comigo fora da nossa cidade, isso é tão forte que eu praticamente só fui a estabelecimentos indicados pelo programa”, resume. 

O programa, lançado em setembro de 2011 pela Prefeitura de Fortaleza e Sebrae, com apoio das representações cearenses da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Associação Brasileira da Indústria de Hospedagem (ABIH), consiste em uma consultoria para que estabelecimentos de serviços turísticos ofereçam atendimento especializado para turistas com pets. Desde a instituição do programa, cidades como Santos (SP) e Foz do Iguaçu (PR) foram a Fortaleza conhecer a experiência para montar projetos semelhantes.

Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, o programa aproxima Fortaleza de uma tendência mundial, que é empresas e espaços públicos serem mais amigáveis com animais de estimação, além de qualificar o atendimento ao turista.  “Esta ação possibilita a realização de mais negócios e, consequentemente, uma maior geração de renda para as empresas e para a economia da cidade como um todo”, conclui.  

A experiência pet friendly
Pistache e Célio ficaram hospedados em uma das primeiras empresas a aderir ao Fortaleza Pet Friendly, o Hotel Sonata de Iracema, que oferece caminha, comedouro e bebedouro exclusivos para os pets. A diretora do hotel, Ivana Bezerra, vê a iniciativa como “mais uma forma de inclusão”. “Hoje, mais do que nunca, o pet faz parte das nossas famílias, muitas delas definem o destino ou o estabelecimento a ser visitado pelo fato de ser ou não amigo dos pets. Quem não aderir vai ficar literalmente de fora”, prevê. A empresária afirma ainda ter notado um aumento significativo da demanda de viagens com pets após a pandemia.

Orientações para instalação de áreas cobertas, ganchos para prender guias, área pet sinalizada, oferta de água potável e sacos para recolher fezes, espaço para descanso e serviços exclusivos fazem parte da consultoria prestada pelo Sebrae.
As empresas que aderem ganham o selo Pet Friendly e integram uma listagem disponibilizada no site da Prefeitura e participam do Guia Pet Friendly. Até agora, são mais de 100 empresas participantes, entre shoppings, restaurantes, bares, lanchonetes, barracas de praia e hotéis e pousadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X