7 de novembro de 2024
Aracati-CE
Emoções Tunay

Rota das Emoções deve receber 6 milhões de euros em investimentos

Agência do Governo Francês receberá em breve projetos de desenvolvimento sustentável do turismo; Ceará deve apresentar até quatro projetos

Até quatro projetos de desenvolvimento sustentável em localidades turísticas que integram a Rota das Emoções serão contemplados por um programa de financiamento junto ao Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM). 

Ao todo, serão seis milhões de euros (cerca de R$ 32,5 milhões) aplicados pelo fundo, divididos igualmente entre os três estados que compõem a rota – Ceará, Piauí e Maranhão – criada em 2014 com apoio do Sebrae. 

A expectativa é que os recursos sejam aplicados ao longo de três anos, começando ainda em 2023. No momento, as secretarias de turismo dos três estados e dos 14 municípios que compõem a Rota das Emoções estão finalizando os projetos, com o suporte do Consórcio Nordeste, para definição das comunidades prioritárias. 

De acordo com informações da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur CE), os projetos devem “contemplar comunidades que contribuam para o desenvolvimento sustentável local, ter características inovadoras, prever a sustentabilidade economia e financeira pós-projeto, além de ter aceitabilidade social e cultural”.

A titular da pasta, Yrwana Albuquerque, ressaltou a importância do desenvolvimento conjunto da atividade turística pelos três estados. “Estamos animados com este projeto, cujo foco principal é a valorização de comunidades nativas que promovam ações de preservação da natureza, e está sendo liderado pelo Consórcio Nordeste. Iremos selecionar entre três e quatro comunidades para que possam mostrar aos turistas que realizarem o percurso da Rota das Emoções, sua cultura e saberes”, complementou.

O financiamento para projetos turísticos é um dos braços do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Território da Rota das Emoções, cujas negociações com o FFEM e Embaixada da França começaram há mais de um ano. Desde então, foram realizadas visitas técnicas aos destinos para levantamento de informações, potencialidades e levantamento de aspectos da biodiversidade e cultura locais. 


Para além do turismo
O projeto deve beneficiar, além do turismo sustentável, outras possibilidades de geração de emprego e renda, tais como agricultura familiar e pesca artesanal; e também contempla aspectos de desenvolvimento local, como incentivo a boas práticas na gestão de resíduos sólidos e promoção da gestão participativa do território, envolvendo as comunidades nas tomadas de decisões.

Outro eixo de atuação do projeto é a identificação de produtos tradicionais típicos do litoral dos três estados para abertura de mercado na Europa. Assim, há estudos em curso para definir quais cadeias de produção podem vir a receber consultoria para melhoramento de produtos e até certificação de origem geográfica. A cajuína do Piauí e o crochê do Ceará são exemplos de produtos em estudo.

Rota das Emoções

O roteiro integrado é um dos principais trabalhados pelo Sebrae no Brasil e tem mais de 500 km de extensão com importantes ecossistemas e destinos turísticos incrustados em dois parques nacionais – Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE) – além da Área de Proteção do Delta do Parnaíba (PI).

A rota conta com extensos campos de dunas com lagoas interdunares, praias paradisíacas, e estuários e mangues com espécies endêmicas. Além disso, possui uma grande produção de pescados, artesanato e potencial para ecoturismo e esportes náuticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X