3 de maio de 2024
Aracati-CE
Empreendedor Empresas Sebrae

Como o Sebrae apoia o empreendedorismo através do turismo regional

O turismo é uma das principais atividades que contribuem para impulsionar um país, cidade ou região. Ele é responsável pela geração de emprego e renda para as comunidades locais, além de atrair investimentos e desenvolvimento econômico. É importante para a promoção da cultura e história de um lugar, e para a preservação de patrimônios naturais e culturais.

Tamanha é a importância do turismo, que a atividade é uma das dez categorias do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – edição 2023/2024, iniciativa que reconhece as melhores práticas de gestões municipais voltadas para a promoção do empreendedorismo e apoio às pequenas empresas. A premiação no Ceará acontece nesta quinta-feira (18 de abril), no La Maison Dunas, em Fortaleza.

Nesta edição, as dez categorias são: Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; Governança Territorial. O projeto vencedor de cada categoria vai representar o Ceará na edição nacional do Prêmio, em junho próximo.

O Ceará é detentor de um forte potencial turístico, tanto pelas belezas naturais do litoral, passando pela praia e pelo sertão, como pela gastronomia, a cultura e a hospitalidade do seu povo. As gestões municipais que fazem uso desse potencial para criar e colocar em prática projetos que fomentem o empreendedorismo e a geração de emprego têm o apoio e o incentivo do Sebrae em todas as regiões do Estado.

A parceria entre Sebrae e prefeituras vai desde a disponibilização de programas de capacitação a orientações e mentorias através da oferta de cursos direcionados para áreas específicas de atuação de cada empresário e de seus colaboradores para estarem preparados para atuar na cadeia produtiva de suas respectivas regiões.

“Esse prêmio reconhece práticas bem-sucedidas do município em prol do empreendedorismo. O Sebrae tem uma percepção de que, para que seja criado um ambiente favorável para os pequenos negócios, é necessário fazer essa parceria com a gestão municipal porque, sozinho, a gente não consegue avançar. É necessário tornar esse ambiente melhor e, para isso, premiamos essas boas práticas da administração municipal para esses pequenos negócios”, explica Cibele Girão, Analista da Unidade de Articulação e Políticas Públicas do Sebrae.

Em contrapartida, as prefeituras se propõem a desenvolver práticas que incentivem o turismo através de iniciativas como estímulo à cultura por meio de programas com foco no patrimônio, ações de estímulo e viabilização do acesso dos moradores a atrativos turísticos, para estimular o sentimento de pertencimento, promoção do artesanato e dos artesãos locais, além da instalação de mecanismos de acessibilidade e adoção de hospitalidade inclusiva para acolhimento de todos os visitantes, independentemente de sua origem étnica, idade, gênero, orientação sexual, capacidade física ou qualquer outra característica que possa ser fonte de alguma exclusão.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, além de reconhecer tais práticas, atua como um agente incentivador, resultando em um número cada vez maior de ações que prezam pela melhoria do ambiente de negócios, pelo fomento do empreendedorismo e o desenvolvimento territorial.

“Para a nossa rede de municípios é importante ver reconhecida essa prática, pois isso se torna um caso de sucesso, que pode ser verificado ou replicado por outros municípios, por isso é importante difundir essas boas práticas, levando em consideração que os pequenos negócios são a maioria dos negócios no Brasil”, reforça Cibele Girão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X