Ao longo de 2024, o Ceará capacitou cerca de 7,5 mil profissionais, entre agentes de viagens e operadores turísticos, para promover o estado como destino turístico. O balanço foi divulgado pela Secretaria do Turismo (Setur), que executa uma política contínua de promoção nos principais mercados emissores.
No total, foram realizados 53 roadshows, sendo mais da metade deles internacionais. Esses eventos aconteceram em 13 países, com destaque para a América do Sul, América Central e Europa. Entre os principais destinos foram os Estados Unidos, Espanha, Bélgica, França, Alemanha, Portugal, Itália, Chile, Paraguai e Argentina.
Atualização
Durante as capacitações, os profissionais do setor foram atualizados sobre as principais novidades do destino, com foco na oferta de atrativos turísticos, equipamentos e na expansão da malha aérea, o que facilita o acesso de turistas ao estado.
O aumento no número de agentes e operadores capacitados reflete o crescente destaque do turismo cearense no cenário internacional. Desde abril, o estado lidera, entre as regiões Norte e Nordeste, a movimentação de passageiros, superando, mês a mês, os demais destinos concorrentes.
“Esse relacionamento com os profissionais que atuam diretamente na comercialização do destino é de extrema importância. Eles são nossos parceiros na busca pelo objetivo maior, que é atrair mais turistas para o Ceará, pois com isso teremos mais emprego e renda sendo geradas”, destacou a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
Para 2025, a meta da Setur é expandir ainda mais a capacitação de profissionais, atingindo a marca de 10 mil agentes e operadores. O planejamento inclui, além de roadshows voltados para o turismo de lazer, eventos focados em outros segmentos, como o turismo religioso, de esportes e de negócios.
Capacitações no mercado nacional
No mercado doméstico, a Setur também realizou 21 roadshows nas principais capitais do país e em cidades com expressiva emissão de turistas para o Ceará, como Campinas e Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG). Além disso, o estado participou de outros eventos, como convenções de operadoras, festivais de viagens e conferências, promovendo capacitações para públicos específicos.
Uma ação inédita que o Ceará participou, em 2024, foi focada no São João. Promovidos pela Azul Viagens, os roadshows foram realizados em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Uberlândia (MG), capacitando mais de 500 agentes de viagens.
Turismo LGBT+
Em 2024, o Ceará também firmou uma parceria com a Secretaria da Diversidade (Sediv) para promover o estado como um destino acolhedor e comprometido com a inclusão e a igualdade. Em abril, o Ceará participou ativamente da 8ª Conferência Internacional da Diversidade, em São Paulo. No evento, além de contar com um estande, os conferencistas tiveram a oportunidade de conhecer o destino Ceará, com foco no público LGBTI+. Outra ação importante foi a adesão do estado à International LGBTQ+ Travel Association (IGLTA), referência global no turismo LGBT+, que promove destinos, empresas e experiências comprometidas com a diversidade e a inclusão.