Rotas do Ceará Blog Edgony Santuário de Fátima vira centro de romaria em São Benedito
Edgony

Santuário de Fátima vira centro de romaria em São Benedito

 Serra da Ibiapaba, rica em natureza, com paisagem verdejante, vales, grutas e cachoeiras, é um exemplo de que “em se plantando tudo dá” (frase de Pero Vaz de Caminha, em 1500). E a semente foi plantada pelo padre Antonio Martins Irineu e regada pela fé do povo de São Benedito e municípios vizinhos para a construção do Santuário de Fátima na cidade de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, a 350 quilômetros de Fortaleza. Além da religiosidade, a cidade de São Benedito se destaca pelo cultivo, produção e comercialização de flores.

Com determinação e trabalho, o padre Irineu fez das aparições da santa um incentivo para despertar o povo pela fé e devoção a Nossa Senhora de Fátima e deu início às celebrações nos dias 13 de cada mês. A primeira missa foi no dia 13 de julho de 1998. As missas eram ao ar livre, pois o santuário só existia na imaginação do padre e na vontade de tornar seu sonho realidade. 

Mais de seis mil pessoas se comprimiam no templo principal, ainda em construção, e milhares de pessoas acompanharam a cerimônia das imediações do Santuário, que ficou pequeno para tanta gente. A devoção começou e a obra foi iniciada em 2005 com o lançamento da pedra fundamental em um terreno com parte doada e parte comprada. “O Santuário nasceu das celebrações nos dias 13”, dizia o padre Irineu.

Para o início das obras, foi formada uma comissão de trabalho empenhada em conseguir recursos: doações, bingos… A parte mais importante foi o empenho da população, que viu nascer um grande empreendimento, que se multiplica a cada dia com a motivação e o crescimento da fé. Neste mesmo ano, o padre Irineu solicitou a doação de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima ao reitor do santuário de Portugal. O pedido foi atendido e a imagem chegou a São Benedito no dia 13 de outubro de 2006 e foi aclamada por milhares de fiéis.

O santuário não está pronto, mas cumpre a sua missão de atrair o público com uma variada programação religiosa e surpreende com a multidão a cada dia 13. São caravanas do Ceará e do Piauí, que fazem uma grande romaria ao “Santuário da Fé”. No dia 12 de setembro/22 tive a oportunidade de conhecer o santuário e assistir a uma “Missa de Cura”. É um momento de muita emoção, reflexão e fé. Os depoimentos comprovam a veracidade dos fatos.

ESTRUTURA FÍSICA DO SANTUÁRIO

Num ponto elevado, na saída de São Benedito para Guaraciaba do Norte, ergue-se o grandioso Santuário de Fátima. Área ampla para estacionamento, jardins e uma grande estrutura pensada e executada pelo padre Antonio Martins Irineu. A igreja principal comporta 1.800 pessoas sentadas. Ao seu lado estão a sacristia e a Capela do Santíssimo. As dependências continuam com Capela Mãe de Deus, Capela dos Milagres, Capela Padre Pio, Velário (queima de velas) e Livraria. Constam do projeto um Centro de Eventos para 15 mil pessoas e uma lanchonete.

A programação inclui celebrações de missas, rosário, confissões, ofício e terço da misericórdia. Nos dias 13, as celebrações acontecem às 6:30, 8h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h. Segundo a gerente administrativa, Gilcineide Ferreira, o público está retornando ao templo. Antes da pandemia, o Santuário recebia até 30 mil pessoas.

CAMINHO INTERROMPIDO

Antônio Martins Irineu, fundador do Santuário de Fátima, era maranhense, estudou no Rio de Janeiro, veio para a Diocese de Tianguá e foi designado para São Benedito, onde foi pároco durante 20 anos. Começou as celebrações de Nossa Senhora de Fátima e daí surgiu o desejo de construir o santuário, segundo ele, a pedido da santa. Sua conquista foi vitoriosa com o trabalho voluntário da população, mas Deus o levou em março deste ano. Ficou o legado de um homem vocacionado, que fez uma grande obra sem ajuda financeira oficial. 

Com a ausência do padre Irineu, o Santuário de Fátima continua com padre provisório, esperando que a Diocese de Tianguá indique um novo titular para o santuário. O padre Irineu foi sepultado na Capela Padre Pio, local visitado pelo público para orações e confissões.

MAIS INFORMAÇÕES:

Site: www.santuariodefatima.org.br

Youtube: santuariodefatimada serra grande

Telefone: (88) 99962.7536

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile