Rotas do Ceará Blog Café Rotas do Ceará entregam experiências para todos os gostos e idades
Café Cariri Costa Leste Emoções Falésias Mirantes da Ibiapaba Tunay

Rotas do Ceará entregam experiências para todos os gostos e idades

São seis rotas que reúnem o melhor das serras, das praias, do sertão e da cultura de 39 municípios do Ceará

Praia, serra, sertão, religiosidade, artesanato, esportes náuticos e de aventura, ecoturismo, culinária, arte, arqueologia, produtos tradicionais da agricultura familiar e inúmeras outras experiências que só as localidades turísticas do Ceará entregam são os atrativos do projeto Rotas do Ceará, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o trade e poder público locais. 

Ao todo, são seis rotas – Café, Cariri, Mirantes da Ibiapaba, Falésias, Emoções e Costa Leste – que abrangem 39 municípios no litoral, nas serras e no sertão, incentivando o associativismo, a qualificação permanente para a prestação de serviços e a valorização de aspectos culturais e históricos de cada região.

Estas rotas foram pensadas a partir de um mapeamento das potencialidades de cada macrorregião e da escuta de comunidades, empreendedores e gestores de cada destino turístico, a fim de evidenciar as belezas e a diversidade cultural de diferentes regiões do Ceará e proporcionar novas experiências para os visitantes. 

Desta forma, o Sebrae oferece apoio técnico para a formação de pacotes turísticos e melhoria constante dos serviços, agregando valor às experiências e somando novas estratégias conjuntas às estratégias já adotadas por cada cidade integrante. 

Outro aspecto característico das Rotas do Ceará é o incentivo para a institucionalização de roteiros integrados, que buscam afinar as parcerias entre os municípios, tornando-os complementares na atração de turistas, ao invés de concorrentes. 


Confira os atrativos de cada rota e comece a programar a sua próxima viagem: 


Rota do Café 

Esta rota confirma que o Ceará tem muito mais do que belas praias: ainda na Região Metropolitana de Fortaleza começa a se erguer o Maciço de Baturité, formação com altitude que supera os 1.100 metros em alguns pontos, tem temperatura média de 18º e uma cultura secular relacionada ao cultivo de café. 

Além da técnica de cultivo do café sombreado, própria da região, a serra oferece ainda inúmeras cachoeiras; trilhas, espécies endêmicas da fauna e da flora, como periquito da cara suja e as orquídeas do gênero Epidendrum; além de uma vasta rede de restaurantes e meios de hospedagem para todos os bolsos, do camping às pousadas de charme. Fazem parte da rota os municípios de Baturité, Guaramiranga, Mulungu e Pacoti.



Rota da Costa Oeste

Também conhecida como Rota Costa dos Ventos, inclui nove municípios – Acaraú, Caucaia, Itarema, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paracuru, Paraipaba e São Gonçalo do Amarante – todos com mar verde e quentinho, além de dunas e uma gastronomia típica baseada em pescados. Outra característica comum a todos os destinos da rota é o alto potencial para a prática de esportes náuticos, principalmente kitesurf, windsurf, e de voo livre. Praias mundialmente conhecidas como Cumbuco (a meca do kitesurf); Flecheiras, Guajiru, Moitas e Icaraizinho de Amontada, com suas hospedagens de charme; e praias ainda rústicas e com cara de vila de pescadores, como Caetanos, integram a rota. 

Rota do Cariri

Conhecida como “caldeirão cultural”, a Chapada do Araripe é uma formação rochosa alta e plana, com altitude média de 750 metros acima do nível do mar, que conecta quatro estados: Ceará (onde estão as porções mais altas), Pernambuco, Paraíba e Piauí. É lá que estão alguns dos maiores símbolos da cultura cearense – a religiosidade do culto ao Padre Cícero, em Juazeiro do Norte; os fósseis e o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, onde está o recém repatriado Ubirajara Jubatus; o imaginário sertanejo das criações do mestre Espedito Seleiro, em Nova Olinda; o Geopark Araripe, em Barbalha; e as edificações históricas e o potencial para o turismo rural do Crato.

Rota das Falésias

Rota das Falésias
Com 43 praias distribuídas em 250 km entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, a Rota das Falésias oferece experiências de tirar o fôlego, como o mar calmo e quente, mergulho para observação de peixe-boi, fontes de água potável rasgando as falésias coloridas (inclusive, um trecho no Ceará tem as raras falésias brancas) e também fontes termais, engenhos de cana-de-açúcar e mais de 200 opções de hospedagem. Além do fácil acesso a partir de Fortaleza, em uma via duplicada (CE 040), esta rota também pode se beneficia do Aeroporto Regional de Canoa Quebrada. Fazem parte da Rota das Falésias as cidades de Aracati, Icapuí, Fortim, Beberibe, Cascavel, Aquiraz, Eusébio e Pindoretama (Ceará) e Tibau, Areia Branca, Grossos, Mossoró e Porto do Mangue (Rio Grande do Norte).

Rota Mirantes da Ibiapaba

Conhecida como um oásis no sertão, a Ibiapaba tem condições climáticas únicas no Ceará: é a região com o maior índice pluviométrico e tem forte produção agrícola. A ocupação da região é bem antiga e foi iniciada por holandeses e franceses expulsos do Maranhão, antes mesmo da tomada portuguesa. Várias cidades, principalmente Viçosa do Ceará, concentram casarões, engenhos e igrejas do período colonial. 

A rota é composta por sete cidades – Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, São Benedito, Ibiapina, Carnaubal e Guaraciaba do Norte – todas com paredões rochosos propícios para camping e trilhas, seja a pé, seja de bike, além de muita cultura e gastronomia.

Além das paisagens dos paredões rochosos com vista para o sertão e da temperatura amena (média de 22º, cinco abaixo da média geral do Estado), também é possível conhecer a história da região em sítios históricos que produzem artigos como cachaça artesanal, mel e muitas frutas. 

A região também abriga o Parque Nacional de Ubajara, o primeiro do Ceará. Inaugurado em 1959, tem 6,3 mil hectares e abriga ícones como a Bica do Ipu e o teleférico.

Rota das Emoções

O nome da rota já adianta muito do que os visitantes encontram. Iniciando na praia mais famosa do Ceará, Jericoacoara – que figura entre as mais bonitas do mundo, de acordo com o jornal americano The New York Times – e tem mais de 500 km de extensão, passando pelo Delta do Parnaíba (PI) e as paisagens cinematográficas dos Lençóis Maranhenses. 

Ao todo, são 14 municípios – Santo Amaro, Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia, Araioses, Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia, Cajueiro da Praia, Chaval, Barroquinha, Camocim, Jijoca de Jericoacoara e Cruz – que oferecem belas praias, lagoas e rios cristalinos e dunas gigantes. 

Os fãs de esportes radicais também se encontram na Rotas das Emoções: o trecho que compreende os municípios de Cruz, Jijoca de Jericoacoara e Camocim recebe milhares de turistas estrangeiros adeptos do kitesurf, principalmente entre os meses de agosto e outubro. Além disso, a rota reúne vários picos para mergulho e trilhas.

Para conhecer o Parque Nacional de Jericoacoara, a aventura já começa na ida: por estar cravada em um campo de dunas, só é possível chegar em carros 4×4 ou nas jardineiras credenciadas. Estando lá, não deixe de fazer o circuito das lagoas, caminhar até a Pedra Furada (entre os meses de maio e junho ocorre um verdadeiro espetáculo da natureza, com o sol se pondo no buraco da pedra), fazer um passeio de jangada no mar e nos braços de mar que formam o Mangue Seco, berçário de várias espécies, como os cavalos-marinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile