13 de janeiro de 2025
Aracati-CE
Emoções Mirantes da Ibiapaba

Rotas das Emoções e Mirantes da Ibiapaba abrigam dois dos parques nacionais mais visitados do Brasil

Parque Nacional de Jericoacoara e de Ubajara são, respectivamente, o segundo e o nono mais visitados, totalizando quase 1,8 milhão de registros

O ranking dos parques nacionais brasileiros mais visitados em 2022, divulgado nesta semana pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), conta com duas unidades de conservação que fazem parte de duas das Rotas do Ceará, projeto capitaneado pelo Sebrae CE. São eles: o Parque Nacional de Jericoacoara, inserido na Rota das Emoções, e o Parque Nacional de Ubajara, que integra a Rota Mirantes da Ibiapaba.

Jericoacoara foi o segundo parque nacional mais visitado no ano passado, registrando 1,6 milhão de acessos. O número só é superado pelo Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, e está à frente dos parques nacionais do Iguaçu, no Paraná (3º lugar); da Serra da Bocaína, entre Rio de Janeiro e São Paulo (4° lugar), e Fernando de Noronha, em Pernambuco (5º). Em sexto lugar, figura o Lençóis Maranhenses, no Maranhão, que também integra a Rota das Emoções. 

Já o Parque Nacional de Ubajara, na região da Ibiapaba, figura em nono lugar na lista, com 186 mil visitantes em 2022. 

As rotas das Emoções e Mirantes da Ibiapaba são bem diferentes entre si, afinal, uma está em uma vasta área litorânea, com campos de dunas, córregos, mangues e lagoas interdunares de água cristalina, além do majestoso Delta do Parnaíba; enquanto a outra ocupa uma região acidentada, a Ibiapaba, com altitude média de 800 metros, vegetação que combina resquícios de Mata Atlântica e espécies amazônicas, além de uma consistente produção agrícola.  

No entanto, ambas têm em comum paisagens de tirar o fôlego, ecossistemas preservados e com espécies endêmicas da fauna e da flora, ambientes perfeitos para esportes de aventura, além de muita cultura, artesanato e gastronomia típica. Além disso, ficam em regiões próximas, permitindo ao turista com um pouco mais de tempo se programar para curtir praia e serra em um roteiro só. 

Rota das Emoções

O nome da rota já adianta muito do que os visitantes encontram. Iniciando na praia mais famosa do Ceará, Jericoacoara – que figura entre as mais bonitas do mundo, de acordo com o jornal americano The New York Times – e tem mais de 500 km de extensão, passando pelo Delta do Parnaíba (PI) e as paisagens cinematográficas dos Lençóis Maranhenses. 

Ao todo, são 14 municípios – Santo Amaro, Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia, Araioses, Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia, Cajueiro da Praia, Chaval, Barroquinha, Camocim, Jijoca de Jericoacoara e Cruz – que oferecem belas praias, lagoas e rios cristalinos e dunas gigantes. O trade local conta com a assessoria do Sebrae para aprimorar os serviços oferecidos por diversos hotéis e pousadas de charme e rústicas, além de uma infinidade de restaurantes para curtir o melhor da culinária nordestina, principalmente pratos à base de peixes e mariscos. 

Os fãs de esportes radicais também se encontram na Rotas das Emoções: o trecho que compreende os municípios de Cruz, Jijoca de Jericoacoara e Camocim recebe milhares de turistas estrangeiros adeptos do kitesurf, principalmente entre os meses de agosto e outubro. Além disso, a rota reúne vários picos para mergulho e trilhas.

Para conhecer o Parque Nacional de Jericoacoara, a aventura já começa na ida: por estar cravada em um campo de dunas, só é possível chegar em carros 4×4 ou nas jardineiras credenciadas. Estando lá, não deixe de fazer o circuito das lagoas, caminhar até a Pedra Furada (entre os meses de maio e junho ocorre um verdadeiro espetáculo da natureza, com o sol se pondo no buraco da pedra), fazer um passeio de jangada no mar e nos braços de mar que formam o Mangue Seco, berçário de várias espécies, como os cavalos-marinhos.

Rota Mirantes da Ibiapaba

Conhecida como um oásis no sertão, a Ibiapaba tem condições climáticas únicas no Ceará: é a região com o maior índice pluviométrico e tem forte produção agrícola. A ocupação da região é bem antiga e foi iniciada por holandeses e franceses expulsos do Maranhão, antes mesmo da tomada portuguesa. Várias cidades, principalmente Viçosa do Ceará, concentram casarões, engenhos e igrejas do período colonial. 

A rota é composta por sete cidades – Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, São Benedito, Ibiapina, Carnaubal e Guaraciaba do Norte – todas com paredões rochosos propícios para camping e trilhas, seja a pé, seja de bike, além de muita cultura e gastronomia.

Além das paisagens dos paredões rochosos com vista para o sertão e da temperatura amena (média de 22º, cinco abaixo da média geral do Estado), também é possível conhecer a história da região em sítios históricos que produzem artigos como cachaça artesanal, mel e muitas frutas. 

A região também abriga o Parque Nacional de Ubajara, o primeiro do Ceará. Inaugurado em 1959, tem atualmente 6,3 mil hectares e abriga ícones como a Bica do Ipu e o teleférico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X